sábado, 16 de fevereiro de 2019

CORREIO SUL E TERRA DOS HOMENS

Acabei de ler dois livros de Antoine de Saint-Exupéry.
Confesso que antes de escrever “A NAMORADA DO PEQUENO PRÍNCIPE”, só tinha lido seu livro mais famoso. Sabia que ele tinha escrito outros, mas nunca me interessei. Grande erro!
“Correio Sul” já mostra a genialidade com as letras de Saint-Exupéry, que transforma uma história trágica de amor em uma peça de beleza espantosa. Livro curto que se lê de um só golpe e que atinge seu objetivo da mesma forma: em um ataque curto e certeiro nas emoções que nos movem.
“Terra dos Homens”, além de relatar de forma muito crua e realística os dias que o autor sobreviveu no deserto, juntamente com seu copiloto, nos apresenta todo o universo dos aviadores que desbravaram os céus em aviõezinhos parecidos a aeronaves de brinquedo e criaram rotas até hoje utilizadas pelos voos comerciais. A descrição da quase morte, por desidratação, do padecimento na aridez do deserto e as sensações experimentadas pela ingestão do “néctar da vida”, depois de tantos dias, me apresentaram alguns dos capítulos mais belos que já li até o momento.
Estes livros me mostraram um Saint-Exupéry muito além d’O Pequeno Príncipe e me deixaram com a sensação de que ainda conheço pouco deste maravilhoso escritor.
Na fila de leitura outra obra prima: “Voo Noturno”.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página