sexta-feira, 24 de maio de 2019

NINGUÉM NASCE HERÓI

NINGUÉM NASCE HERÓI

Conheci esta obra através do Davi Boaventura, quando ele fazia a leitura crítica de um livro meu, ainda inédito. Ao perceber semelhança de enredo, Davi me aconselhou a lê-lo.
A semelhança do tema realmente existe, um Brasil dominado por uma religião fundamentalista, governado por um presidente que representa o pior lado deste fundamentalismo religioso e onde impera a falta de respeito com as minorias, o racismo e a intolerância. Mas as semelhanças terminam aí.
Confesso que no começo fiquei meio perdido com as catarses criativas do personagem principal, um homossexual (como no meu livro ainda inédito) que ainda acredita em uma reviravolta política que possa devolver ao país a liberdade de expressão e outros direitos cassados pelo sistema governante.
Quando “embarquei” na história e soube separar o que era realidade (dentro do contexto) do que era criado pela imaginação do personagem, foi uma delícia de leitura. Eric Novello tem uma prosa envolvente e extremamente intimista. Cria um ambiente claustrofóbico e ao mesmo tempo carregado da esperança de um grupo de jovens inconformados com esta dificuldade de se locomover, de trabalhar, de amar e até mesmo de respirar em liberdade, sufocados pela atmosfera de culpa imposta pelo regime.
Algo que parece estar já sendo gerado neste Brasil intolerante pós eleição de 2018 e que temos que combater em sua raiz.
Fiquei doido pra ler mais coisas do autor. “Neon azul” já entrou para a lista de desejos urgentes.

Total de visualizações de página